Primeiro paciente humano da Neuralink controla mouse com pensamento
Musk disse que a Neuralink tenta agora fazer com que o paciente acione o botão do mouse o maior número possível de vezes
O primeiro paciente humano a receber um implante de chip cerebral da Neuralink parece ter se recuperado completamente e já é capaz de controlar um mouse de computador apenas com o pensamento, afirmou o fundador da startup, o bilionário Elon Musk, no final da segunda-feira (19).
“Mosso progresso tem sido significativo, e o paciente parece ter se recuperado completamente, sem qualquer efeito adverso conhecido. Ele consegue mover o cursor do mouse na tela apenas com o poder da mente”, disse Musk durante um evento no Spaces, plataforma de mídia social do X (anteriormente conhecido como Twitter).
Musk explicou que o próximo passo é fazer com que o paciente clique no botão do mouse o máximo possível, utilizando apenas o pensamento.
A Neuralink não comentou o assunto quando procurada pela Reuters.
A empresa realizou com sucesso o implante do chip em seu primeiro paciente humano no mês anterior, após obter aprovação para iniciar testes em humanos em setembro.
O estudo envolve o uso de um robô para realizar cirurgicamente o implante de uma interface cérebro-computador em uma área do cérebro responsável pelo controle dos movimentos intencionais, afirmou a Neuralink, acrescentando que o objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou um teclado com seus pensamentos.
Musk possui grandes ambições para a Neuralink, afirmando que a tecnologia facilitará a inserção rápida de dispositivos que poderão ser usados para tratar obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.
A Neuralink, avaliada em cerca de US$ 5 bilhões no ano anterior, tem enfrentado críticas repetidas em relação aos seus protocolos de segurança. A Reuters reportou no mês passado que a empresa foi multada por violar as regras do Departamento de Transporte dos EUA relacionadas ao transporte de materiais perigosos.
Fonte: Forbes Brasil
Deixe um comentário